Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Ajude a salvar vidas: campanha de captação de doadores de medula óssea

26 de julho de 2011

No Brasil, é grave o quadro da espera pela medula óssea, com 1.200 pacientes aguardando pelo transplante. Apesar do cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea tenha um milhão de doadores, o número ideal seria de 5 milhões. Isso porque as chances de encontrar um doador compatível é de uma em cem mil no Brasil.

A medula óssea é uma “fábrica” de componentes do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas…) que possui as células-tronco originárias a todos esses elementos. Quando há uma anormalidade nessa “fábrica”, causada por doenças como o linfoma, leucemias, aplasia de medula, anemias adquiridas ou congênitas, é preciso substituí-la.

Para mobilizar as pessoas acontecerá no dia 17 de agosto a campanha de captação de doadores de medula óssea na PUC-Rio, das 10h às 15h30, nos Pilotis da Ala Kennedy. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos de idade, portadora de documento oficial de identidade, com boa saúde e nenhuma doença transmissível através do sangue pode se cadastrar como doador. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais da PUC-Rio (CACC) e o HEMORIO. Seja um doador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias