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Alimentação e longevidade

17 de outubro de 2013

O envelhecimento faz parte de um processo natural de vida. Mudanças ocorrem com o passar dos anos e você pode minimizar alguns sinais e sintomas, para viver melhor e de maneira independente. Ter bons hábitos alimentares, escolher os alimentos certos e ser uma pessoa ativa são boas dicas para o rejuvenescimento e a longevidade .

Seguem algumas dicas para você ter qualidade de vida. E esses conceitos, devem ser incorporados o mais cedo na sua alimentação.

Quando nos aborrecemos, fazemos atividade física ou atividades do dia-a-dia, liberamos radicais livres. É claro, que quanto maior o nível de estresse,maior é essa liberação. Os radicais livres em excesso danificam as células saudáveis rapidamente e podem aumentar o risco de desenvolver doenças. Para minimizarmos essas ações, o ideal é ingerirmos alimentos antioxidantes. E como fontes alimentares, podemos citar:

Beta-caroteno – Pertence ao grupo dos carotenóides, que são responsáveis pela coloração de algumas frutas, verduras e legumes. O beta-caroteno também é conhecido como pró-vitamina A, pois quando está em nosso organismo transforma-se em vitamina A, conforme a necessidade do mesmo.

-Benefícios: previne o câncer de mama, próstata, previne doenças respiratórias e catarata.

- Alimentos: cenoura, manga, caqui, abóbora, agrião, brócolis, couve, espinafre e folhosos verde-escuros.

Licopeno – Também pertence ao grupo dos carotenóides, as principais fontes são vegetais de cor avermelhadas.

- Benefícios: Inibe o surgimento de placas de gorduras nas artérias, dessa forma previne o risco de doenças cardiovasculares, auxilia na prevenção do câncer de próstata e previne a divisão das células tumorais.

- Alimentos: Tomate e seus derivados, molho de tomate principalmente, goiaba, melancia, mamão e beterraba.

Vitamina C – O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, é um potente antioxidante.

- Benefícios: Aumenta a atividade imunológica, torna o organismo resistente às infecções.

- Alimentos: laranja, acerola, morango, pimentão, goiaba. (01 copo de suco de acerola é a recomendação de vit.C do dia!)

Vitamina E – Também conhecida como tocoferol, a vitamina E tem sido estudada sobre os seus efeitos na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

- Benefícios: Aumenta imunidade celular e colabora no tratamento de doenças neurológicas.

- Alimentos: óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes e vegetais de folha verde.

Flavonóides – Os flavonóides ou compostos fenólicos tem como propriedades benéficas a sua capacidade de sequestar os radicais livres. Os compostos fenólicos mais estudados são: o ácido cafético, o ácido gálico e o ácido elágico.

- Benefícios: Estudos têm relacionado o consumo de alimentos ricos em flavonóides com a prevenção de tumores em adultos, não fumantes.

- Alimentos: frutas e verduras em geral como brócolis, salsa, uva, maçã, morango e nozes, além de vinho.

Através de uma alimentação equilibrada com cereais integrais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados de preferência desnatados, você está ingerindo potentes antioxidantes. Mas não se esqueça: para os benefícios serem efetivos é necessário o consumo desses grupos de alimentos diariamente!

Ana Cristina Teixeira Santos é nutricionista da equipe da Mutatis, conveniada da AaA

 

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