Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Bellagio Conference 2011

2 de setembro de 2011

A PUC-Rio participou, na semana passada, da Bellagio Conference 2011, sediada na Itália, de 23 a 27 de agosto. Entre os 17 convidados dos maiores núcleos de sustentabilidade do mundo, havia apenas um brasileiro. O professor e diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio, Luiz Felipe Guanaes Rego, foi o único representante do Brasil no encontro realizado pelo Earth Institute Columbia University.

Importantes universidades de quatro continentes estiveram presentes na conferência, dentre elas a própria Columbia University, organizadora do evento; a Universidade de Oxford; a Universidade de Tóquio; a Pontifícia Universidade Católica do Chile; e a Universidade Science Po, de Paris.

Foi estabelecida uma aliança entre as instituições participantes. Até o Rio + 20 novos projetos devem ser firmados. A PUC-Rio vai assinar um convênio com a Columbia University para discutir metodologias para a revitalização do Rio Rainha e, uma segunda parceria com a PUC do Chile, para uma série de trabalhos na área de Monitoramento de Mudanças Climáticas.

O principal objetivo do encontro foi discutir meios para trabalhar a ideia de desenvolvimento sustentável em nível de pesquisas acadêmicas. Alguns importantes pontos foram determinados e concluiu-se que não seria viável a criação de um diploma acadêmico específico para uma disciplina Desenvolvimento Sustentável, e sim que a interação multidisciplinar é o ponto chave para o sucesso de um projeto sustentável.

Outra ação importante que ficou definida foi criar soluções locais e específicas para cada cidade em particular. Por exemplo, explica Guanaes, o problema de Nova York não é o mesmo de Tóquio. Por isso, o grande desafio definido no encontro foi, exatamente, escolher estudos de amplitude mundial para mostrar a diferença global e local.

O professor Guanaes apresentou um projeto de parceria para a despoluição do Rio Rainha, que corta o Vale da Gávea. Segundo o professor, a interação social é fundamental na questão do rio: “Sem integração não há sustentabilidade. Para resolver o problema do Rio Rainha devemos promover a integração de todos os moradores; criar, na própria favela, uma mão de obra que saiba pensar em termos de serviços mais sustentáveis”, contou o professor. Para ele, medidas como coletas seletivas, por exemplo, fazem bastante diferença na luta por um ambiente sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 16 de janeiro de 2020

    Palestra Editais Faperj

      No dia 24 de janeiro, às 10hs, a Faperj realizará uma apresentação no auditório do Instituto Gênesis da PUC-Rio, sobre os seguintes editais abaixo que estão com inscrições abertas: - Programa de Iniciação Tecnológica (IT) - Data limite para submissão de propostas: 5 de fevereiro/2020 - Leia mais
  • 16 de janeiro de 2020

    Visita Guiada à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro

    Data: Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020, das 9h30 às 11h30. Encontro às 9h15m na estrada principal da Igreja.
    
    Descrição: Nesta visita guiada, iremos explorar a moderna arquitetura da catedral metropolitana, situada na explanada carioca, local do antigo morro de Santo Antônio, demolido em 1950. Sua arquitetura monumental chama atençã (...)                                    Leia mais
                                    
                                
  • 16 de janeiro de 2020

    Visita Guiada à Igreja de Nossa Senhora da Candelária

    Data: 24 de janeiro de 2020, das 9h30 às 11h. Encontro às 9h15 na porta principal da Igreja.
    
    Descrição: O Centro Loyola convida para a primeira visita guiada do ano de 2020. Desta vez, vamos explorar a arquitetura de um belo templo situado no Centro da Cidade. A Igreja de Nossa Senhora da Candelária começou a ser construída no sécul (...)                                    Leia mais