Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

BRICS Policy Center, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais, figura entre os dez melhores think tanks da América Latina no Global Go To Think Tank Index Report 2019

21 de fevereiro de 2020

 

Centro também é o primeiro do Brasil e o sétimo do mundo na categoria Melhores Think Tanks Afiliados a Universidades

Pelo nono ano consecutivo, o BRICS Policy Center foi reconhecido entre os melhores think tanks da América Latina, segundo o Global Go To Think Tank Index Report 2019, produzido pela Universidade de Pensilvânia. O relatório é resultado de um survey respondido por mais de 3.974 acadêmicos, doadores públicos e privados, tomadores de decisão e jornalistas, e o ranking reúne mais de 8 mil think tanks ao redor do mundo.

Em 2019, o BPC subiu mais uma posição e aparece entre os top 10 da categoria Melhores Think Tanks na América Central e América do Sul. Desde 2016, foram 17 posições conquistadas na categoria. O Centro foi destaque também entre os Melhores Think Tanks Afiliados a Universidades, alcançando a primeira colocação do Brasil e o sétimo lugar no mundo. De acordo com o diretor do BPC, professor Paulo Esteves, esse é um fato de grande relevância, dada a própria natureza do Centro:

– Em um ranking dominado por universidades do eixo Estados Unidos – Reino Unido, o BRICS Policy Center aparece como um dos poucos representantes de outra região em diversas categorias, sublinhou.

No ranking Melhor Programa de Pesquisa Transdisciplinar, o BRICS Policy Center ocupa uma das cinco primeiras colocações mundiais, sendo o primeiro colocado nacional. É ainda o melhor do Brasil nas categorias Top Think Tank de Ciência e Tecnologia e Melhor Think Tank Network. Ganhou destaque, pela primeira vez, na categoria Melhor Think Tank de Social Policy, ocupando a terceira melhor posição do Brasil.

O objetivo de um think tank é criar pontes entre a sociedade e os gestores de políticas públicas, à medida que se propõe a analisar as políticas governamentais, encontrar soluções inovadoras para resolver seus impasses e de fomentar o conhecimento acadêmico e debates teóricos.

– Nosso think tank é, ao mesmo tempo, um espaço de pesquisas orientadas à análise e proposição de políticas e um ambiente de ensino-aprendizagem. No BPC, alunos de graduação e pós-graduação aprendem fazendo. É através da condução de pesquisas, produção de análises, organização de diálogos políticos que nossos alunos desenvolvem habilidades e competências que terão consequências em suas vidas profissionais”, observou o diretor.

O ranking completo referente ao ano de 2019 pode ser acessado em: https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1018&context=think_tanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias