Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Clássicos da comunicação – Os teóricos

O livro Clássicos da comunicação, organizado por Leonel Aguiar e Adriana Barsotti, reúne artigos que descrevem e contextualizam 20 teóricos considerados os mais relevantes para o campo dos estudos comunicacionais. Ainda um campo recente, que emergiu no começo do século XX, a comunicação social é considerada uma área de pesquisa interdisciplinar, o que torna a seleção daqueles que seriam os seus autores clássicos um desafio acadêmico, na visão dos organizadores da obra. Essa escolha ancorou-se na definição de Italo Calvino sobre um autor clássico, sendo aquele que persiste na atualidade, exerce determinada forma de influência e está inserido no processo de construção social do conhecimento científico.

A obra é composta por 20 capítulos, ou seja, cada um destinado à vida e à obra de um teórico, demonstrando a repercussão histórica e as suas influências na área da comunicação. Aponta ainda a bibliografia fundamental de cada um, destacando especialmente as obras traduzidas para a língua portuguesa.

O livro é dirigido para dois tipos de público: o universitário e, em uma perspectiva mais ampla, aos que se interessam pelos debates acadêmicos do campo da comunicação no Brasil. O objetivo é suprir o vácuo editorial existente sobre esses autores nas bibliografias utilizadas nos cursos de graduação em comunicação social.

A obra apresenta ensaios sobre os seguintes teóricos: Charles Sanders Peirce, Ferdinand de Saussure, Walter Benjamin, Roman Jakobson, Paul Lazarsfeld, Harold Lasswell, Theodor Adorno, Wilbur Schramm, Marshall McLuhan, Roland Barthes, Elisabeth Noelle-Neumann, Edgar Morin, Noam Chomsky, Jürgen Habermas, Guy Debord, Umberto Eco, Jesús Martín-Barbero, Eliseo Verón, Maxwell E. McCombs e Néstor García Canclini.

Leonel Aguiar é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Coordenador de graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Doutor em Comunicação (UFRJ).

Adriana Barsotti é professora dos cursos de Jornalismo da ESPM/RJ e Ibmec. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias