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Déficit das Universidades Públicas escancara problemas na gestão

1 de março de 2016

O déficit das universidades públicas diante da redução das verbas governamentais escancara os problemas na gestão destas instituições. Prova disso é a diferença no modo como universidades públicas e particulares – sobretudo as comunitárias – estão reagindo à mesma crise. As filantrópicas e comunitárias, por exemplo, sempre conviveram com certo rigor no uso dos recursos e com a necessidade ocasional de “apertar o cinto”.

Uma universidade pública não é uma empresa, mas certamente é um empreendimento. Como tal, precisa ter um planejamento de médio e longo prazo, com metas definidas, planos de ação, indicadores de desempenho, gestão estratégica de recursos. Não é isso o que se vê na maioria das instituições de ensino superior da esfera pública.

Excesso de pessoal, ociosidade de espaços e tempos e considerável desperdício são alguns dos problemas. Com a certeza de uma verba anual fixa, além de recursos advindos de organismos como CNPQ, CAPES, FAPESP, FAPERJ etc., as universidades públicas se acostumaram a uma vida relativamente fácil, que não requeria alto esforço administrativo de contenção de despesas, nem priorização de necessidades. Basta observar o alto número de greves e paralisações observadas nos últimos anos, reflexo da insatisfação recorrente de professores e funcionários.

O momento do país apresenta às universidades públicas um desafio inadiável: profissionalizar a gestão. Haverá que otimizar recursos, reduzir gastos e excessos, trabalhar a partir de metas, indicadores e avaliações contínuas que vão além daquelas já realizadas pelo MEC. Longe de ser um passo para a temida “privatização” do ensino superior público, esse é o meio de, como entende ser possível o Ministro Mercadante, “fazer mais com menos”, usando os parcos recursos do orçamento da educação de forma consciente, responsável e sustentável.

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