Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Déficit das Universidades Públicas escancara problemas na gestão

1 de março de 2016

O déficit das universidades públicas diante da redução das verbas governamentais escancara os problemas na gestão destas instituições. Prova disso é a diferença no modo como universidades públicas e particulares – sobretudo as comunitárias – estão reagindo à mesma crise. As filantrópicas e comunitárias, por exemplo, sempre conviveram com certo rigor no uso dos recursos e com a necessidade ocasional de “apertar o cinto”.

Uma universidade pública não é uma empresa, mas certamente é um empreendimento. Como tal, precisa ter um planejamento de médio e longo prazo, com metas definidas, planos de ação, indicadores de desempenho, gestão estratégica de recursos. Não é isso o que se vê na maioria das instituições de ensino superior da esfera pública.

Excesso de pessoal, ociosidade de espaços e tempos e considerável desperdício são alguns dos problemas. Com a certeza de uma verba anual fixa, além de recursos advindos de organismos como CNPQ, CAPES, FAPESP, FAPERJ etc., as universidades públicas se acostumaram a uma vida relativamente fácil, que não requeria alto esforço administrativo de contenção de despesas, nem priorização de necessidades. Basta observar o alto número de greves e paralisações observadas nos últimos anos, reflexo da insatisfação recorrente de professores e funcionários.

O momento do país apresenta às universidades públicas um desafio inadiável: profissionalizar a gestão. Haverá que otimizar recursos, reduzir gastos e excessos, trabalhar a partir de metas, indicadores e avaliações contínuas que vão além daquelas já realizadas pelo MEC. Longe de ser um passo para a temida “privatização” do ensino superior público, esse é o meio de, como entende ser possível o Ministro Mercadante, “fazer mais com menos”, usando os parcos recursos do orçamento da educação de forma consciente, responsável e sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 30 de março de 2020

    Programa de Bolsas da Fundação Estudar

    Quer apoio financeiro para fazer sua graduação, duplo diploma ou intercâmbio acadêmico no exterior? Quer entender melhor sobre o programa e como é fazer parte da maior comunidade de transformadores do Brasil?

    Conheça o Programa de Líderes, o programa de bolsas da Fundação Estudar.

    O programa (...) Leia mais

  • 23 de março de 2020

    Edital de Inovação para a Indústria: Missão Contra Covid-19

      O SENAI acaba de lançar uma nova categoria no Edital para Inovação da Indústria: a Missão Contra Covid-19, que apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela pandemia COVID-19. As soluções podem ser consultorias, metrologias, ensaios e análises, além de Pesquisa, Desenvolvimento e In (...) Leia mais
  • 19 de março de 2020

    Série ECOA PUCRIO: Empreendedores

      Segundo episódio da série ECOA PUCRIO: Empreendedores com o Marcio Cunha:
     
    Leia mais