Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Ex-aluna Vivian Mendonça de Barros (Letras/2005) relata sua experiência como intercambista

11 de julho de 2014

Aos 22 anos de idade, lancei-me em minha primeira aventura internacional. O destino escolhido foi os Estados Unidos, ou melhor, a State University of New York ( SUNY) em New Paltz, no estado de Nova Iorque. Experiência enriquecedora e inesquecível desde as primeiras visitas à Coordenação Central de Cooperação Internacional da PUC-Rio ( CCCI), o intercâmbio lega ao aluno riquezas que vão além do conhecimento de uma nova cultura, de uma nova língua ou de um novo país. É oportunidade rara de descobrir -se pelo olhar do outro, de (re) negociar valores de sua cultura pátria, de reconhecer-se como cidadão do mundo.

Mas não foi fácil chegar a Nova Iorque! Após a criteriosa seleção realizada pela CCCI, as dificuldades foram muitas até ingressar em solo americano. Aluna com bolsa integral de estudos na PUC-Rio, minha primeira grande dificuldade foi apresentar ao Departamento de Imigração Americana carta de fiador ( exigência burocrática à época) que se responsabilizasse por eventuais despesas extra-acadêmicas durante minha estadia nos Estados Unidos. Nesse sentido, é infinda a minha gratidão e respeito à Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio. O gesto solidário e de apoio do Sr. Paulo Eugênio Niemeyer, Presidente da Associação, de providenciar-me a referida carta foi indispensável para que o sonho de uma moça de apenas 22 anos, oriunda da Baixa Fluminense, se tornasse real.

O semestre de estudos nos Estados Unidos exorbitou minhas expectativas. As amizades feitas, os laços estreitados tanto com a comunidade docente quanto local e a oportunidade de apresentar aos estrangeiros o meu País e sua cultura longe de estereótipos contribuíram para minha construção identitária - experiência imprescindível para a cidadã, profissional e indivíduo que sou hoje.

De SUNY para cá foram 17 viagens internacionais, 12 países visitados e uma certeza:  a experiência de intercâmbio representou para mim ponto de partida para uma trajetória de vida singular. Sem a qual jamais teria entendido que as barreiras só existem dentro de nós mesmos.

Vivian foi a primeira Aluna com Bolsa Ação Social selecionada para Programa de Intercâmbio da PUC-Rio.

Aluna honrada com inclusão na lista de excelente desempenho acadêmico (Dean´s List – Fall 2003- New Paltz).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 30 de março de 2020

    Programa de Bolsas da Fundação Estudar

    Quer apoio financeiro para fazer sua graduação, duplo diploma ou intercâmbio acadêmico no exterior? Quer entender melhor sobre o programa e como é fazer parte da maior comunidade de transformadores do Brasil?

    Conheça o Programa de Líderes, o programa de bolsas da Fundação Estudar.

    O programa (...) Leia mais

  • 23 de março de 2020

    Edital de Inovação para a Indústria: Missão Contra Covid-19

      O SENAI acaba de lançar uma nova categoria no Edital para Inovação da Indústria: a Missão Contra Covid-19, que apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela p