Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Física Quântica, Neurociência e Livre Arbítrio

14 de agosto de 2013

Helio Daldegan esta de volta com a palestra “Física Quântica, Neurociência e Livre Arbítrio”  dia 21 de agosto das 19h às 22 h no Auditório do RDC no campus da PUC. Inscreva-se pelo e-mail miquelin@puc-rio.br ou pelo telefone 3527-1466.

A questão do livre-arbítrio sempre atraiu a atenção da filosofia, da religião e da psicologia. Agora ganha uma importante aliada na própria ciência, através da Física Quântica. Esta abertura científica chega no momento mais necessário, quando o avanço paralelo das ciências da cognição parece indicar, e fortemente, que somos apenas autômatos inteligentes, incapazes de decisões livres. Esta palestra tem muito a ensinar sobre a natureza da realidade.

A física quântica, que ganhou uma ontologia pela contribuição dos gênios científicos de John von Neumann e Eugene Wigner, abre caminho para uma compreensão espiritual da realidade, devolve à consciência humana um papel fundamental na criação e estruturação da própria realidade material e fornece o contexto científico para que o racionalismo ocidental aceite a presença do transcendente em cada instante de nossa vida.

Em que grau, se algum, podemos escolher entre este ou aquele caminho? Tudo está escrito desde o princípio dos tempos ou somos nós os agentes de nossa própria vida? Somos responsáveis por nossos escolhas e ações ou estamos apenas reagindo a um passado que nos determina por completo? O tema é de extraordinária importância não só para a compreensão de quanto somos realmente livres mas, principalmente, para ressaltar que nosso grau de liberdade depende de uma atitude interior que podemos ou não exercer.

Albert Einstein era um determinista. Para ele o passado, o presente e o futuro estão escritos no livro do universo, desde o princípio dos tempos. É sua a afirmação de que “tudo está determinado, o início bem como o fim, por forças sobre as quais não temos nenhum controle.” Hoje sabemos que não é assim, que há fenômenos sem causa física, que acontecem fora da cadeia de causa e efeito, que o universo não é um mecanismo. Se Einstein estava errado quanto a isto, estava certo quando afirmou que “Deus não joga dados”. Venha desvendar!

A ciência, através da física quântica, ao dar à consciência uma qualidade ontológica primordial, se torna influente parceira da espiritualidade. O materialismo acabou; começa a era do idealismo.

Helio Daldegan é formado em Engenharia pela PUC-Rio. Articulista na área de tecnologia avançada, é autor do livro Diálogos com o Criativo – com prefácio de Leonardo Boff, de artigos e palestras sobre o encontro da ciência com a espiritualidade e dedica-se, há mais de duas décadas, à pesquisa das relações da ciência moderna com as antigas verdades espirituais. Suas apresentações, sempre apoiadas nas citações e trabalhos dos mais importantes cientistas da época moderna, destacam a queda do paradigma materialista, a ascensão do Idealismo, e a emergência de uma nova visão do mundo em todas as áreas do conhecimento humano, a partir do nascimento da teoria quântica, no início do século passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 30 de março de 2020

    Programa de Bolsas da Fundação Estudar

    Quer apoio financeiro para fazer sua graduação, duplo diploma ou intercâmbio acadêmico no exterior? Quer entender melhor sobre o programa e como é fazer parte da maior comunidade de transformadores do Brasil?

    Conheça o Programa de Líderes, o programa de bolsas da Fundação Estudar.

    O programa (...) Leia mais

  • 23 de março de 2020

    Edital de Inovação para a Indústria: Missão Contra Covid-19

      O SENAI acaba de lançar uma nova categoria no Edital para Inovação da Indústria: a Missão Contra Covid-19, que apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela pandemia COVID-19. As soluções podem ser consultorias, metrologias, ensaios e análises, além de Pesquisa, Desenvolvimento e In (...) Leia mais
  • 19 de março de 2020

    Série ECOA PUCRIO: Empreendedores

      Segundo episódio da série ECOA PUCRIO: Empreendedores com o Marcio Cunha:
     
    Leia mais