Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Lançamento de livro: “Introdução à Ecologia das Mídias”

11 de setembro de 2019

Em Introdução à Ecologia das Mídias, Lance Strate, Adriana Braga e Paul Levinson apresentam os principais fundamentos teóricos e metodológicos do campo de estudos denominado Ecologia das Mídias.

A ecologia das mídias (termo criado por Neil Postman), portanto, trata das consequências globais (ecológicas), que a introdução das tecnologias produz nas sociedades humanas, seja na vida social, política, cultural, demográfica e biológica.

Essa tradição de pesquisa, iniciada a partir dos anos 1950, nos EUA, tem como base o famoso “oráculo da era eletrônica”, Marshall McLuhan, criador de conceitos como “aldeia global” e célebres aforismos da Comunicação, como o de que “o meio é a mensagem”.

O livro traz para o debate público da cena acadêmica brasileira — e dos demais países de língua portuguesa — uma visada original sobre os fenômenos da comunicação humana. Trata-se de um convite a abrir o pensamento para perspectivas mais amplas, complexas e desafiadoras, para conceber o mundo em que vivemos de maneira mais “ecológica” e ter em vista que a entrada de uma nova tecnologia em cena não traz somente resultados positivos.

Sobre os autores:

Lance Strate é escritor e professor de Estudos de Comunicação e Mídias na Fordham University, em Nova York, EUA.

Adriana Braga é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio e pesquisadora do CNPq.

Paul Levinson é escritor e professor de Estudos de Comunicação e Mídias na Fordham University, em Nova York, EUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 8 de novembro de 2019

    Lançamento de livro “Alegrias e Tristezas”

    Nesta completa obra de capa dura, através de 888 páginas, os textos autobiográficos da Princesa D. Isabel do Brasil são reunidos às análises de dois especialistas sobre a governante: os historiadores Maria de Fátima Moraes Argon e Bruno da Silva Antunes de Cerqueira. O livro expõe a escrita de si no percurso biográfico daquela que teria si (...) Leia mais
  • 8 de novembro de 2019

    Um premiado carnaval de animações

    Curta do N.A.D.A, integrante de projeto que celebra centenário de Heitor Villa-Lobos, conquista primeiro lugar na Amin!Arte. A Folia de um Bloco Infantil, curta produzido pelo Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A), conquistou o primeiro lugar da categoria Estudantes Universitários Brasileiros no 15º Festival Internacional de Animaç (...) Leia mais
  • 8 de novembro de 2019

    Língua Chinesa

    O Instituto Confucius abre inscrições para cursos intensivos de verão de Língua Chinesa, nível I e II, pelo CCE. Início: 6 de janeiro de 2020. Inscrições até 2 de janeiro de 2020.

    Língua e Cultura Chinesa I – Aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h30. Mais informações: Leia mais