Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Lançamento do livro A fonte e o futuro da Teologia da Libertação: o legado de Dom Helder Camara

A abertura do processo de beatificação de Dom Helder Camara em 2015, em conjunto com o pouco material acadêmico existente sobre a sua vida, foram fatores essenciais para a publicação de A fonte e o futuro da Teologia da Libertação: o legado de Dom Helder Camara, organizado por Maria Clara Bingemer e Paulo Fernando Carneiro de Andrade.

Em um cenário atual no qual o Papa Francisco colocou as preocupações de Dom Helder no centro da Igreja, como a de colocá-la à disposição dos mais vulneráveis, o livro explora a vida e obra de uma das mais importantes figuras religiosas da América Latina.

Criado a partir da conferência de 2014 na Universidade DePaul, esta publicação conta com ensaios de acadêmicos do Brasil e dos Estados Unidos que, além de refletirem sobre temas importantes para a Igreja de hoje, trazem importantes relatos históricos de experiências pessoais vividas com Dom Helder.

Os autores contam a história da emergência de uma Igreja dos pobres por meio da biografia de Dom Helder, da sua visão do Estado, da sua influência na América Latina e Estados Unidos, e até mesmo da sua relação com o cinema.

Os textos aqui reunidos tiveram a participação dos autores: William T. Cavanaugh (prefácio), Ken Butigan, Luiz Carlos Luz Marques, Susan Fitzpatrick-Behrens, María Pilar Aquino, Michael Baxter, Paulo Fernando Carneiro de Andrade, Maria Clara Luchetti Bingemer, Jose Ernanne Pinheiro e Miguel Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias