Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Lançamento do livro de Nélida Piñon, ex-aluna da PUC-Rio

6 de agosto de 2012

Nélida Piñon foi precoce no mundo dos escritores. Com 24 anos lançou seu primeiro livro: Guia-mapa de Gabriel Arcanjo. Marcado pela estética inovadora e considerado “hermético” pelos críticos da época, a obra inaugurava uma carreira sólida que rendeu à escritora, entre tantos orgulhos, a quebra de um tabu em especial: foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, em 1996/97. Na PUC-Rio, onde formou-se em jornalismo, em 1957, Nélida já abraçava a vanguarda.

Com livros publicados em diversas línguas, costuma arrebatar o público pela elegância e erudição de sua fala. Nélida tem histórias para contar. Muitas delas – como se estivesse tomando o famoso chá com seus pares na ABL, batendo papo com os amigos ou em alguma de suas palestras pelo país – podem ser conhecidas em Livro das horas.

Longe de ser um volume de memórias convencional, desses que o escritor costuma lançar quando a veia ficcional ou poética dá sinais de esgotamento, Livro das horas nos leva a percorrer caminhos nos quais a erudição, aliada à simplicidade sóbria e ao tom confessional, tem o poder de encantar. Logo no primeiro capítulo, com sinceridade desconcertante, Nélida avisa: “Não sou forte nem poderosa. Tampouco estou na flor dos 20 anos. Não faz falta enaltecer o meu retrato que a mãe Carmem outrora pendurou em seu quarto antes de morrer, com a intenção de eternizar a juventude da filha na sua retina… A cada dia aprendo a amar. A família, os amigos, as línguas, as instâncias da vida e da arte”.

A comunidade PUC-Rio está convidada a prestigiá-la no lançamento do Livro das horas na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, em 15 de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias