Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Livro da João Agitadão (3ª edição)

9 de maio de 2019
Para quem ainda não conhece, o livro João Agitadão, escrito pela psicóloga Lia de Paula Moraes (Psi/70), aborda de forma leve, afetuosa e divertida as principais características das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A obra conta a história de um menino muito agitado chamado João. O personagem gosta muito de correr, não consegue ficar quieto e ainda tem uma capacidade incrível para se distrair com qualquer coisa.

Por conta do seu jeito elétrico e estabanado, ele passa por problemas com professores, nos locais por onde anda e até com os coleguinhas da rua na hora da brincadeira.

- A ideia principal é que a criança hiperativa ao conhecer o personagem se identifique com ele e isso contribua para formar uma autoimagem mais positiva – diz a autora.

A escritora conta que a inspiração veio de suas experiências pessoais e na carreira desde quando o TDAH tinha pouca divulgação nos meios de comunicação e entre as famílias. Em casa, por exemplo, ela teve de lidar com a hiperatividade do filho mais velho, hoje um publicitário bem-sucedido. No trabalho, ela atendia muitas crianças com TDAH num posto de saúde da rede pública.

Para facilitar o atendimento das crianças com o transtorno, a autora escreveu o texto que lia para elas e depois pedia que fizessem um desenho sobre a história. Isso as ajudava a falarem sobre si mesmas. Com o tempo, percebeu o valor terapêutico do texto e surgiu a ideia do livro “João Agitadão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 20 de agosto de 2019

    Programação CCE-PUC-Rio

    Chansons et Cinéma Français – Início: 29 de agosto. Aulas: terças-feiras, das 19h às 21h. Unidade: Gávea. Inscrições até 29 de agosto.

    Operador de Criptomoedas – Início: 27 de agosto. Aulas: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Unidade: Gávea. Inscrições até 20 de agosto.

    En F (...) Leia mais

  • 20 de agosto de 2019

    Religião e Ciência

    Os avanços da biologia molecular e bionanotecnologias em busca da compreensão da vida como fenômeno físico serão discutidos na conferência "O que é a vida?". O encontro é parte do Seminário Religião e Ciência, que ocorrerá na quarta-feira, 21, às 17h30, na sala 102-K. O professor Thiago Guerreiro, do Departamento de Física, participar (...) Leia mais
  • 20 de agosto de 2019

    Uma Carta aos Brasileiros

    O Solar Grandjean de Montigny - Museu Universitário da PUC-Rio e o Projeto Portinari promovem a exposição Uma Carta aos Brasileiros. A mostra é uma homenagem aos 40 anos do Projeto Portinari e vai ocorrer de quarta-feira, 21, a 19 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h (exceto feriados), no Solar. Leia mais