Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

MIT premia projetos brasileiros de tecnologia e inovação

23 de julho de 2012

Pesquisadores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, de quaisquer áreas, com idade até 35 anos, poderão disputar o prêmio TR35, que o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, está trazendo ao País pela primeira vez. A iniciativa conta com apoio da Incubadora de Empresas da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

Os interessados podem desenvolver seu trabalho em universidades e centros de pesquisa brasileiros, públicos e privados, e também em empresas. Não há exigência de vinculação com a incubadora da UFRJ.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30. A seleção dos dez melhores trabalhos ocorrerá entre agosto e novembro, quando está prevista a entrega dos prêmios. Biotecnologia, desenvolvimento de novos materiais, energia, softwares (programas de computador) e transportes são algumas áreas englobadas pela premiação.

O objetivo da premiação é destacar trabalhos inovadores capazes de revolucionar o mundo da tecnologia e dos negócios em um futuro próximo. Para a gerente de Operações da incubadora da Coppe, Lucimar Dantas, é uma oportunidade inédita que os pesquisadores no Brasil. Segundo ela, os dez vencedores da primeira edição brasileira passarão a ter "visibilidade internacional".

Em uma década de premiação, foram contemplados com o TR35 pesquisadores como Mark Zuckerberg e Sergey Brin, criadores, respectivamente, da rede social Facebook e do Google.

Existente há 18 anos, a Incubadora de Empresas da Coppe faturou, em 2011, R$ 182 milhões, com aumento de 13% em comparação ao ano anterior. Atualmente, a incubadora tem 15 empresas residentes e 48 graduadas que, juntas, geraram mais de mil empregos.

A incubadora lançou este mês um edital para ingresso de mais quatro empresas até o final do ano. "Em setembro, passaremos a ter 19 (empresas residentes)", comemorou ela. Empresas voltadas a negócios nos setores de petróleo, energia, meio ambiente e tecnologia da informação (TI) são maioria na incubadora.

Fonte: Portal Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 30 de março de 2020

    Programa de Bolsas da Fundação Estudar

    Quer apoio financeiro para fazer sua graduação, duplo diploma ou intercâmbio acadêmico no exterior? Quer entender melhor sobre o programa e como é fazer parte da maior comunidade de transformadores do Brasil?

    Conheça o Programa de Líderes, o programa de bolsas da Fundação Estudar.

    O programa (...) Leia mais

  • 23 de março de 2020

    Edital de Inovação para a Indústria: Missão Contra Covid-19

      O SENAI acaba de lançar uma nova categoria no Edital para Inovação da Indústria: a Missão Contra Covid-19, que apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela p