Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Os Jesuítas e a espiritualidade ecológica

18 de novembro de 2013

O Reitor da PUC-Rio, Pe Josafá Carlos de Siqueira S.J., publicou recentemente o livro “Os Jesuítas e a espiritualidade ecológica”, onde mostra a contribuição da espiritualidade inaciana para o pensamento ecológico.

O compromisso com as questões ecológicas sempre fez parte da história da Companhia de Jesus. O desafio atual da Companhia é curar um mundo ferido e marcado pelas fragmentações entre ciência e fé, verdade e política, destruição e preservação da natureza. Na obra Os jesuítas e a espiritualidade ecológica, o padre Josafá Carlos Siqueira SJ propõe uma maneira inspirada em Santo Inácio de Loyola de olhar as feridas na criação.

O reitor da PUC-Rio mostra a contribuição dos jesuítas para o conhecimento da biodiversidade e a contribuição da espiritualidade inaciana para o pensamento ecológico. Fazer a experiência de Deus na vida é, para os membros da Companhia, “abrir-se para a dimensão transcendente da existência e, ao mesmo tempo, mergulhar profundamente nos problemas humanos”.

O social e o ambiental caminham juntos na espiritualidade inaciana: a pergunta pelo significado da vida só pode ser encontrada numa profunda experiência com a pessoa de Jesus Cristo e numa relação amorosa com as criaturas, narrada na contemplação para alcançar amor, no final dos mesmos Exercícios.

Resgatar a visão integradora da realidade como aparece nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola é o modo da Companhia de curar as feridas sociais e ambientais que humilham o ser humano e desrespeitam a dignidade da criação.

O livro publicado pela Editora da PUC-Rio esta à venda na Livraria Carga Nobre .

Sobre o autor:

Pe Josafá Carlos Siqueira SJ é reitor da PUC-Rio desde 2010. Concluiu a graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás em 1976, e em Teologia pelo Centro de Ensino Superior da Companhia de Jesus em Belo Horizonte/MG em 1985. Tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual de Campinas (1983 e 1992). Trabalha há 27 anos na PUC-Rio como professor de graduação e pós-graduação dos departamentos de Geografia e Meio Ambiente e de Biologia. Atuou durante 6 anos como vice-reitor da Universidade e atualmente é o reitor da PUC-Rio, desde 1 de julho de 2010. Foi fundador do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio, onde desenvolveu vários projetos em Educação Ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias