Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Padres se preparam para lidar com a mídia durante a JMJ

3 de julho de 2013

 

Durante um mês, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com o Projeto Comunicar da PUC-Rio, promoveu um treinamento de comunicação, o Mídia Training, para Vicariatos do Rio de Janeiro. O objetivo foi preparar o clero da cidade para a Jornada Mundial da Juventude, que será entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. O encerramento do Midia Training ocorreu no dia 17 de junho, com a participação dos Vicariatos de Jacarepaguá e Suburbano. O Vigário Episcopal para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cônego Marcos William, participou da cerimônia de entrega dos certificados, representando o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, O.Cist.

Em um clima descontraído, 71 religiosos receberam lições de como lidar com a imprensa. O treinamento, em um dia, chegava a durar nove horas e meia. Pela manhã, era feito um resumo teórico sobre as estruturas dos veículos de comunicação, e a importância que o tempo tem para as mídias. A tarde era reservada para a prática, quando padres eram entrevistados pelos professores. As aulas ficaram a cargo dos professores Miguel Pereira, Lilian Saback, Carmem Petit, Luciana Pereira e Alessandra Cruz, do Projeto Comunicar.

O coordenador-geral do Comunicar, professor Miguel Pereira, ressaltou que o curso foi importante para os padres perceberem como a Igreja deve lidar com os veículos de comunicação. Segundo ele, os alunos puderam aprender a “acolher a mídia”.

– Eu acho que os padres que vieram aqui ficaram muito felizes e satisfeitos, aprenderam muita coisa e vão lidar com a mídia e com a própria vida dentro das paróquias de uma forma diferente – declarou.

Ao fim do treinamento, o padre Marcus Túlio Carvalho, da Paróquia de São Vicente de Paulo, do Vicariato Suburbano, falou com entusiasmo sobre o auxílio que recebeu e o quanto o curso foi válido.

– Muitas vezes a gente fica divagando, e eu acho que esse ensino nos lembrou a importância da objetividade e da clareza de ideias, que são coisas extremamente necessárias na comunicação. Foi fantástico, muito bom – disse.

Na Jornada Mundial da Juventude haverá jornalistas do mundo inteiro e, em qualquer situação, os padres poderão ser requisitados para entrevistas. Para a coordenadora do núcleo de Assessoria de Imprensa do Comunicar, professora Lilian Saback, o curso ocorreu como previsto, que era fazer o clero entender um pouco a dinâmica jornalística.

– A maior lição é que existe uma necessidade muito grande do treinamento de mídia para os padres e existe um desejo muito grande de compreender e aprender a lidar com a imprensa – afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 30 de março de 2020

    Programa de Bolsas da Fundação Estudar

    Quer apoio financeiro para fazer sua graduação, duplo diploma ou intercâmbio acadêmico no exterior? Quer entender melhor sobre o programa e como é fazer parte da maior comunidade de transformadores do Brasil?

    Conheça o Programa de Líderes, o programa de bolsas da Fundação Estudar.

    O programa (...) Leia mais

  • 23 de março de 2020

    Edital de Inovação para a Indústria: Missão Contra Covid-19

      O SENAI acaba de lançar uma nova categoria no Edital para Inovação da Indústria: a Missão Contra Covid-19, que apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela p