Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Palestra de Física Quântica com o ex-aluno Helio Daldegan

A Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio tem o prazer de oferecer a palestra “Física Quântica, Neurociência e Livre Arbítrio: O Resgate da Dignidade Humana” apresentada pelo ex-aluno Helio Daldegan (ENG/70). O encontro será no dia 30 de maio, de 19 às 22h, no Auditório do Rio Data Centro (RDC) na PUC-Rio.

A física quântica abre caminho para uma compreensão espiritual da realidade, devolve à consciência humana um papel fundamental na criação e estruturação da própria realidade material e fornece o contexto científico para que o racionalismo ocidental aceite a presença do transcendente em cada instante de nossa vida.

Esta palestra tem muito a ensinar sobre a natureza da realidade, afirmando o nosso papel de agentes livres e criativos, mesmo diante das recentes descobertas da neurociência que parecem negar esta liberdade.

Em que grau, se algum, podemos escolher entre este ou aquele caminho? Tudo está escrito desde o princípio dos tempos ou somos nós os agentes de nossa própria vida? Somos responsáveis por nossos escolhas e ações ou estamos apenas reagindo a um passado que nos determina por completo?

Albert Einstein era um determinista. Para ele o passado, o presente e o futuro estão escritos no livro do universo, desde o princípio dos tempos. É sua a afirmação de que “tudo está determinado, o início bem como o fim, por forças sobre as quais não temos nenhum controle.” Hoje sabemos que não é assim, que há fenômenos sem causa física, que acontecem fora da cadeia de causa e efeito, que o universo não é um mecanismo. Se Einstein estava errado quanto a isto, estava certo quando afirmou que “Deus não joga dados”. Venha desvendar!

A ciência, através da física quântica, não mais opõe materialismo a idealismo, mas se identifica com o próprio idealismo e, ao dar à consciência uma qualidade ontológica primordial, se torna influente parceira da espiritualidade.

Helio Daldegan é Engenheiro pela PUC-Rio/70, escritor, articulista e pesquisador das relações entre a ciência e as verdades espirituais. Com mais de 70 artigos publicados nos principais jornais do Rio e de São Paulo, escreveu o livro “Diálogos com O Criativo”, com prefácio de Leonardo Boff.

Contamos com a sua participação para repetir os sucessos anteriores. Somente na última, repetida com uma semana de intervalo, compareceram mais de 300 pessoas!

A palestra é gratuita e as confirmações de presença podem ser feitas pelo e-mail miquelin@puc-rio.br ou telefone 3527-1466, até 27 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 22 de maio de 2017

    Cursos de Extensão CCE-PUC-Rio

    Ciclo de Palestras Padre Hortal – Os Livros Sagrados e sua origem – Data: 24 de maio, das 19h às 21h. Local: sala (...) Leia mais
  • 22 de maio de 2017

    Folclore e Ciências Sociais

    O Departamento de Ciências Sociais fará uma homenagem ao professor Luís Rodolfo da Paixão Vilhena (1963-1997), espec (...) Leia mais
  • 22 de maio de 2017

    Espaço e Favela

    O Departamento de Serviço Social realizará uma conferência sobre O Espaço e a Favela: Assentamentos informais e sua rel (...) Leia mais