A Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio tem o prazer de oferecer a palestra “Física Quântica, Neurociência e Livre Arbítrio: O Resgate da Dignidade Humana” apresentada pelo ex-aluno Helio Daldegan (ENG/70). O encontro será no dia 30 de maio, de 19 às 22h, no Auditório do Rio Data Centro (RDC) na PUC-Rio.
A física quântica abre caminho para uma compreensão espiritual da realidade, devolve à consciência humana um papel fundamental na criação e estruturação da própria realidade material e fornece o contexto científico para que o racionalismo ocidental aceite a presença do transcendente em cada instante de nossa vida.
Esta palestra tem muito a ensinar sobre a natureza da realidade, afirmando o nosso papel de agentes livres e criativos, mesmo diante das recentes descobertas da neurociência que parecem negar esta liberdade.
Em que grau, se algum, podemos escolher entre este ou aquele caminho? Tudo está escrito desde o princípio dos tempos ou somos nós os agentes de nossa própria vida? Somos responsáveis por nossos escolhas e ações ou estamos apenas reagindo a um passado que nos determina por completo?
Albert Einstein era um determinista. Para ele o passado, o presente e o futuro estão escritos no livro do universo, desde o princípio dos tempos. É sua a afirmação de que “tudo está determinado, o início bem como o fim, por forças sobre as quais não temos nenhum controle.” Hoje sabemos que não é assim, que há fenômenos sem causa física, que acontecem fora da cadeia de causa e efeito, que o universo não é um mecanismo. Se Einstein estava errado quanto a isto, estava certo quando afirmou que “Deus não joga dados”. Venha desvendar!
A ciência, através da física quântica, não mais opõe materialismo a idealismo, mas se identifica com o próprio idealismo e, ao dar à consciência uma qualidade ontológica primordial, se torna influente parceira da espiritualidade.
Helio Daldegan é Engenheiro pela PUC-Rio/70, escritor, articulista e pesquisador das relações entre a ciência e as verdades espirituais. Com mais de 70 artigos publicados nos principais jornais do Rio e de São Paulo, escreveu o livro “Diálogos com O Criativo”, com prefácio de Leonardo Boff.
Contamos com a sua participação para repetir os sucessos anteriores. Somente na última, repetida com uma semana de intervalo, compareceram mais de 300 pessoas!
A palestra é gratuita e as confirmações de presença podem ser feitas pelo e-mail miquelin@puc-rio.br ou telefone 3527-1466, até 27 de maio.