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Professor da equipe Mutatis dá dicas de exercícios que auxiliam no emagrecimento

13 de fevereiro de 2014

A combinação de bons hábitos alimentares com a adoção de um programa de atividade física tem se mostrado uma boa estratégia para controle e redução da gordura corporal e isto é consenso. No entanto, muitas pessoas ainda se questionam sobre qual é a melhor estratégia (fazer só dieta, praticar apenas exercício ou combinar os dois?).

Mais ainda, se optar por praticar exercícios, que tipo de exercício deve ser feito?

Ao longo dos anos o exercício aeróbio tem sido utilizado como coadjuvante nos programas de emagrecimento, visto que promove uma grande mobilização energética. Estes exercícios são compostos por qualquer atividade física de intensidade baixa a moderada e de longa duração, como por exemplo, caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta.

Atualmente tem sido muito utilizada a combinação de exercícios aeróbios com exercícios de resistência muscular numa mesma sessão. Esta prática é conhecida como treinamento concorrente.

A temática pode ser atual, mas sua discussão não é recente. Em 1999, Kramer e colaboradores dividiram voluntários em quatro grupos para um estudo com a intenção de conhecer a melhor estratégia para emagrecimento. Então, durante 12 semanas um grupo fez só dieta, outro grupo fez a dieta e exercício aeróbio, um terceiro grupo fez dieta e treinamento concorrente e, para efeitos de comparação, houve ainda um quarto grupo que não fez nem dieta nem exercício (grupo controle).

No fim das 12 semanas os resultados na balança ficaram bastante parecidos, ou seja, aparentemente todos os grupos (menos o controle) tinham emagrecido de forma bem parecida. Mas, como sabemos, não podemos confiar na balança, pois ela não é 100% sincera com quem quer emagrecer, pois ela omite parte da informação, sendo necessária a análise da composição corporal para conhecer o resto da estória:

1.  O grupo que fez apenas dieta apresentou além de uma diminuição da gordura corporal uma perda de massa magra, o que não é desejável, pois pode reduzir a capacidade funcional dos indivíduos através da diminuição da musculatura.

2. O grupo que fez dieta e exercício aeróbio apresentou uma redução da massa magra mais discreta que a do grupo da dieta.

3. O grupo que fez dieta associada ao treinamento concorrente tinha perdido mais gordura (emagrecimento de fato) do que os outros dois grupos (dieta pura e dieta associada com exercício aeróbio) além de ter aumentado a massa magra (músculos inclusive), melhorando sua funcionalidade.

Resumindo, todas as estratégias mencionadas levam à redução da massa corporal. Mas a perda da gordura é o que caracteriza o emagrecimento e não a perda absoluta do peso. A perda da massa magra (massa muscular, por exemplo) não é emagrecimento e não é desejável por afetar nossa capacidade de realizar as tarefas diárias. Neste sentido, uma combinação de dieta equilibrada com exercícios aeróbios e com exercícios de resistência muscular apresenta-se como uma boa estratégia para o emagrecimento sem prejuízo funcional. Os exercícios aeróbios você já conhece. Já a resistência muscular pode ser obtida na musculação, na hidroginástica, no tai-chi, yoga ou mesmo em atividades diárias que exijam lutar contra uma pequena resistência. Mas o mais importante: encontre uma atividade que te dê prazer em praticá-la.

Referência:

KRAEMER, W.J.; VOLEK, J.S.; CLARK, K.L.; GORDON, S.E.; PUHL, S.M.; KOZIRIS, L.P.; MCBRIDE, J.M.; TRIPLETT-MCBRIDE, N.T.; PYTYKIAN, M.; NEWTON, R.U.; HÄKKINEN, K.; BUSH, J.A.; SEBASTIANELLI, W.J. Influence of exercise training on physiological and performance changes with weight loss in men.  Medicine & Science in Sports & Exercise, 31(9):1320-1329, 1999

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