Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Qual será o próximo milagre para perda de peso ?

24 de setembro de 2013

Todos nós já nos acostumamos com “milagres” rotineiros, geralmente divulgados pela internet, com uma solução inovadora e definitiva para obesidade. Quase semanalmente, surge uma nova fórmula: fitoterápico, raiz, composto químico e afins, que provocarão perda de peso eficaz e rápida. A notícia se espalha rapidamente, há um boom de consumo e alguns meses depois as autoridades se manifestam contra o novo milagre, banindo ou restringindo seu consumo. E aí? Como lidamos com isso?

Recentemente, respondemos ao questionamento de uma paciente a respeito de uma nova “medicação” (será?) que provocaria perda de 8 kg em apenas um mês. Para respondê-la, acessamos o a biblioteca virtual do NIH (National Institute of Health), o maior banco de dados sobre ciência biomédica do mundo, a grande referência científica da Medicina, também conhecido simplesmente como Pubmed. Não havia sequer uma referência a respeito. Feito isto, acessamos o site de divulgação do produto. Como usualmente acontece, o site se baseava no depoimento de alguns supostos usuários elogiando o produto. A composição não era divulgada, falava-se apenas em um conjunto de frutas e raízes sem efeitos colaterais. Simulando uma compra, o site avisava que, acompanhando o produto, havia um programa de dieta e exercício que devia ser aplicado para haver a perda de peso! Este é um site típico dos “novos milagres”, baseado somente em marketing e sem qualquer informação científica.

Para uma medicação anti-obesidade ou anti-hipertensiva ou antibiótico chegar ao mercado, são necessários anos de investimento em pesquisa, testes científicos e estatístico para provar sua eficiência e seus efeitos colaterais. Estes estudos sempre são comparativos. Por exemplo, testa-se um droga X administrando-a a metade da população do estudo, enquanto a outra metade usa um placebo, ou seja, substância sem qualquer efeito no organismo. Nenhum participante sabe se está usando a medicação verdadeira ou o placebo, nem os profissionais envolvidos no estudo. Ao final, os resultados das duas metades são comparados e aí as conclusões são alcançadas. Esta análise descrita conceitua o rigor científico necessário para tipificar uma droga como realmente eficaz e segura. Qualquer proposta milagrosa que não cumpra esses critérios deve ser avaliada com muito cuidado. Os profissionais de saúde devem estar aptos a julgar e orientar os pacientes e o público em geral a respeito.

Quando se trata de tratamento da obesidade, o cuidado a respeito destas soluções mágicas deve ser redobrado. Desconfie destas “medicações” com promessas milagrosas, rápidas e que não teriam efeitos colaterais por serem supostamente “naturais”. Ora, as plantas na natureza não podem ser venenosas? Questione a respeito com um profissional capacitado. Consulte as autoridades sanitárias, cobre a composição, as referências científicas e a descrição dos efeitos colaterais.

E, finalmente, no caso da obesidade e perda de peso, avaliando as promessas da moda e mesmo as medicações autorizadas e submetidas ao rigor científico, chegamos à conclusão que as mudanças de estilo de vida, como reeducação alimentar e prática de exercícios, são fundamentais e mais importantes que qualquer droga. Isso não significa que as medicações são maléficas ou inúteis, mas podem e devem ser usadas em determinadas situações desde que corretamente indicada e monitorada por profissional capacitado. Esteja sempre atento às promessas do momento e aos resultados milagrosos e com pouco esforço. Consulte um profissional habilitado.

Bruno Henriques Marques é médico endocrinologista da equipe da Mutatis, conveniada da AaA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 30 de março de 2020

    Programa de Bolsas da Fundação Estudar

    Quer apoio financeiro para fazer sua graduação, duplo diploma ou intercâmbio acadêmico no exterior? Quer entender melhor sobre o programa e como é fazer parte da maior comunidade de transformadores do Brasil?

    Conheça o Programa de Líderes, o programa de bolsas da Fundação Estudar.

    O programa (...) Leia mais

  • 23 de março de 2020

    Edital de Inovação para a Indústria: Missão Contra Covid-19

      O SENAI acaba de lançar uma nova categoria no Edital para Inovação da Indústria: a Missão Contra Covid-19, que apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela pandemia COVID-19. As soluções podem ser consultorias, metrologias, ensaios e análises, além de Pesquisa, Desenvolvimento e In (...) Leia mais
  • 19 de março de 2020

    Série ECOA PUCRIO: Empreendedores

      Segundo episódio da série ECOA PUCRIO: Empreendedores com o Marcio Cunha:
     
    Leia mais