Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Redação no Enem: textos de apoio podem ‘salvar’ sua redação

14 de setembro de 2016

Os textos motivadores ou textos de apoio – aqueles que aparecem no início da proposta de redação, tanto no Enem como em outros vestibulares – são importantes por diversas razões. Além de servir como inspiração, ajudam a definir sob que perspectiva o tema deve ser abordado. Em muitos casos, são até uma espécie de “caminho das pedras”, orientando o candidato sobre o que pode ser discutido na dissertação.

Um exemplo disso são os textos motivadores que acompanharam a proposta de redação no Enem 2015, cujo tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

O primeiro texto mostrava que o número de mulheres vítimas de assassinato no Brasil triplicou nas últimas décadas. O segundo texto apresentava um gráfico mostrando os diversos tipos de violência relatada, do qual o candidato inferia que  as mulheres sofrem diversos tipos de agressão, e não só física.

No terceiro texto, a ilustração de uma campanha contra o feminicídio podia ser entendida como alerta: muitos desses casos de violência podem revelar uma visão depreciativa que nossa sociedade ainda tem em relação à mulher.

Por fim, o último texto revelava indicadores impactantes: de 332.216 processos que envolveram a Lei Maria da Penha entre 2006 e 2011, apenas 33,4% foram julgados, o que resultou em 2.777 presos. Nota-se, pelo infográfico, que a Lei Maria da Penha não é suficiente para inibir a violência e a impunidade persiste.

Para os candidatos com capacidade de leitura e interpretação, os textos motivadores foram mais do que uma inspiração: deram todo o contorno a partir do qual a argumentação podia ser desenvolvida e sustentada.

Por: Andrea Ramal

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias