Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Um ano perdido na educação

5 de novembro de 2015

O Brasil começou o primeiro dia de 2015 com um novo mote: “pátria educadora”. Mas este foi, na verdade, um ano perdido na educação.

Com três ministros num ano só, corte de R$ 9,4 bilhões no orçamento, greve de cinco meses nas universidades federais, cancelamento das visitas de avaliação do MEC ao cursos superiores e apatia na implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), pouca coisa se mexeu na educação brasileira.

Os cortes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) fizeram pairar a insegurança sobre o sonho de milhões de estudantes. O Pronatec, reduzido à metade e autodeclarado ineficiente pelo próprio governo, já que não tem impacto na empregabilidade dos estudantes, acabou se tornando um programa com finalidade mais política do que técnica.

Enquanto isso, o programa Ciência sem Fronteiras foi praticamente extinto, reduzido apenas à manutenção dos alunos que já estão no exterior e com data definida para ser “congelado”.

A meta número 1 do PNE era universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos de idade. Porém, os R$ 3,4 bilhões destinados a construir creches foram cortados.

No último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), computado em 2013, o estado brasileiro mais bem colocado, Goiás, ficou com nota 3,8 no ensino médio, numa lista alarmante que chega até os 2,6 de Alagoas, na lanterna.

Este mês, as escolas brasileiras fazem outra vez a Prova Brasil – para gerar novo Ideb. Tendo sido este o ano que foi para a educação, ninguém poderá ficar surpreso se, no próximo resultado, e também nos rankings internacionais, a coisa continuar estagnada.

Fonte G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 8 de novembro de 2019

    Lançamento de livro “Alegrias e Tristezas”

    Nesta completa obra de capa dura, através de 888 páginas, os textos autobiográficos da Princesa D. Isabel do Brasil são reunidos às análises de dois especialistas sobre a governante: os historiadores Maria de Fátima Moraes Argon e Bruno da Silva Antunes de Cerqueira. O livro expõe a escrita de si no percurso biográfico daquela que teria si (...) Leia mais
  • 8 de novembro de 2019

    Um premiado carnaval de animações

    Curta do N.A.D.A, integrante de projeto que celebra centenário de Heitor Villa-Lobos, conquista primeiro lugar na Amin!Arte. A Folia de um Bloco Infantil, curta produzido pelo Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A), conquistou o primeiro lugar da categoria Estudantes Universitários Brasileiros no 15º Festival Internacional de Animaç (...) Leia mais
  • 8 de novembro de 2019

    Língua Chinesa

    O Instituto Confucius abre inscrições para cursos intensivos de verão de Língua Chinesa, nível I e II, pelo CCE. Início: 6 de janeiro de 2020. Inscrições até 2 de janeiro de 2020.

    Língua e Cultura Chinesa I – Aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h30. Mais informações: Leia mais