Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Um premiado carnaval de animações

8 de novembro de 2019

Curta do N.A.D.A, integrante de projeto que celebra centenário de Heitor Villa-Lobos, conquista primeiro lugar na Amin!Arte.

A Folia de um Bloco Infantil, curta produzido pelo Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A), conquistou o primeiro lugar da categoria Estudantes Universitários Brasileiros no 15º Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil – Anim!Arte.  O festival busca incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de animação no Brasil, e foi realizado entre os dias 3 e 13 de outubro, no Rio de Janeiro.

Folia… é um dos integrantes do projeto Carnaval das Crianças, composto por oito animações de 1 minuto cada, que também foram selecionadas para festivais nacionais e estrangeiros, como Baixada Animada, Dia Internacional da Animação, Festival Emergentes, e exibidos na Mostra Universitária de Curtas de Animação – MUCA, informa a coordenadora do N.A.D.A, professora Claudia Bolshaw. Segundo ela, as animações foram desenvolvidas para celebrar o centenário da peça O Carnaval das Crianças Brasileiras, do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959):

– O projeto, produzido em parceria com o Museu Villa-Lobos, retrata sete figuras populares do carnaval de rua da época, em narrativas singulares, e cada animação representa um dos oito temas da obra de Villa-Lobos. O processo criativo, tanto visual quanto narrativo, foi guiado pela estrutura de cada peça musical do maestro. A equipe se reuniu para ouvir as músicas e, a partir de uma discussão sobre expressividade, a essência dos personagens foi se estruturando. Durante o primeiro mês e meio da produção, houve um intenso processo de experimentação técnica e estilística, de forma a encontrar o melhor caminho de representação para as figuras do carnaval descritas por Villa Lobos. O ponto de partida dos estudos de design de personagens foram os desenhos de figurino produzidos pelo artista Di Cavalcanti, a partir de correspondências trocadas com Villa-Lobos, e os figurinos do carnavalesco Clebson Prates para a ala Pimpolhos, Grande Rio 2019, cujo enredo também homenageou a obra centenária do maestro. Muitas referências foram coletadas com o objetivo de trazer um olhar contemporâneo para a cultura brasileira sem perder a intenção original e o caráter histórico da obra – esclarece a coordenadora, e complementa:

– As animações exploram graficamente a aproximação do movimento e do som, a fim de representar visualmente características formais da construção musical. Muito ritmadas, as narrativas se estruturam a partir do decorrer de cada música, respeitando suas qualidades técnicas e traduzindo-as de forma subjetiva para o espectador.

O roteiro e a direção das obras de Carnaval das Crianças são assinados pelas integrantes do núcleo: Ana Luiza Primo, Clara Barros, Clara Braem, Duda Cellos, Helena Vilar, Luana Matos, Luma Rodrigues, Leticia De Vicq e Tatiana Hagen, com produção e orientação da professora Claudia Bolshaw.  O projeto poderá ser visto até abril de 2020, na sede do Museu Villa-Lobos – Rua Sorocaba 200, Botafogo.

Biografia do N.A.D.A.

O N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação) é um núcleo de pesquisa desenvolvedor de projetos relacionadas à animação e artes sequenciais produzidos no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Criado pela Professora Cláudia Bolshaw em 2002, já produziu mais de 40 curtas, grande parte selecionados e premiados em festivais ao redor do mundo. A equipe atual do N.A.D.A. é composta pelos alunos Clara Barros, Clara Braem, Duda Cellos, Gabryel Tarouquela, Guilherme Moyna, Helena Vilar, Luma Rodrigues, Leticia De Vicq e Marina Telles.

Sobre o Anim!Arte

Criado em 2001, o festival se tornou referência na área e, há 19 anos vem realizando mostras de filmes feitos por estudantes e para estudantes. Filmes de animação de mais de 90 países são exibidos para um grande público. Nas últimas edições, o Anim!Arte obteve um grande destaque em âmbito nacional e, principalmente, internacional, recebendo a inscrição de mais de 4 mil filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 16 de janeiro de 2020

    Palestra Editais Faperj

      No dia 24 de janeiro, às 10hs, a Faperj realizará uma apresentação no auditório do Instituto Gênesis da PUC-Rio, sobre os seguintes editais abaixo que estão com inscrições abertas: - Programa de Iniciação Tecnológica (IT) - Data limite para submissão de propostas: 5 de fevereiro/2020 - Leia mais
  • 16 de janeiro de 2020

    Visita Guiada à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro

    Data: Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020, das 9h30 às 11h30. Encontro às 9h15m na estrada principal da Igreja.
    
    Descrição: Nesta visita guiada, iremos explorar a moderna arquitetura da catedral metropolitana, situada na explanada carioca, local do antigo morro de Santo Antônio, demolido em 1950. Sua arquitetura monumental chama atençã (...)                                    Leia mais
                                    
                                
  • 16 de janeiro de 2020

    Visita Guiada à Igreja de Nossa Senhora da Candelária

    Data: 24 de janeiro de 2020, das 9h30 às 11h. Encontro às 9h15 na porta principal da Igreja.
    
    Descrição: O Centro Loyola convida para a primeira visita guiada do ano de 2020. Desta vez, vamos explorar a arquitetura de um belo templo situado no Centro da Cidade. A Igreja de Nossa Senhora da Candelária começou a ser construída no sécul (...)                                    Leia mais