Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Um presente para o Rio: Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

26 de maio de 2015

PUC-Rio será parceira do novo Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, antigo Cine Odeon. Além da exibição de filmes, o espaço vai receber sessões de ópera, balé, festivais, seminários e outras atividades culturais e acadêmicas.

A pré-estreia do filme O vendedor de Passados na noite de quarta-feira, 20 de maio, marcou a reabertura do Cine Odeon, agora com o nome de Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. A transformação do último templo cinematográfico da Praça Floriano Peixoto, região conhecida como Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, consolida a parceria entre o Grupo Luiz Severiano Ribeiro e a PUC-Rio. Nesta nova fase, além da exibição de filmes, o espaço vai receber sessões de ópera, balé, festivais, seminários e outras atividades culturais e acadêmicas.

Para Luiz Severiano Ribeiro Neto, presidente da rede Kinoplex, do Grupo Severiano Ribeiro Neto, recuperar um local histórico, como o Odeon, é um presente pelos 450 anos da cidade carioca. De acordo com ele, a internet não é uma concorrente do cinema de rua porque as pessoas têm a necessidade de sair de casa e a parceria com a PUC-Rio.

– Não queremos blockbuster aqui. Não quero passar Os Vingadores, não quero passar Homem de ferro. A ideia do Sergio Sá leitão (diretor de programação do Centro Cultural) é poder passar filmes como Star Wars, mas não o novo e sim o lançado há 20 anos. Manter um cinema de rua é um desafio, mas gostamos de desafios e acreditamos no que estamos fazendo.

Durante a cerimônia de reabertura, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., após discursar, aspergiu água benta na sala de cinema, abençoou o local, e fez prece para que nunca feche o Cine Odeon. Ele também ressaltou a importância de preservar a tradição cinematográfica e estimular a reflexão acadêmica.

– A parceria entre o Grupo Severiano Ribeiro e a PUC-Rio permitirá manter esse espaço tão valioso da antiga Cinelândia. O que possibilita uma programação cultural que valoriza a riqueza e o potencial do cinema brasileiro. Abre espaço para uma reflexão mais profunda sobre a importância do cinema na transmissão de valores que fazem parte da nossa brasilidade.

A programação do novo centro cultural já tem confirmados, para este ano, o Festival do Rio, o Festival Varilux de Cinema Francês e o festival de filmes de animação Anima Mundi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 30 de março de 2020

    Programa de Bolsas da Fundação Estudar

    Quer apoio financeiro para fazer sua graduação, duplo diploma ou intercâmbio acadêmico no exterior? Quer entender melhor sobre o programa e como é fazer parte da maior comunidade de transformadores do Brasil?

    Conheça o Programa de Líderes, o programa de bolsas da Fundação Estudar.

    O programa (...) Leia mais

  • 23 de março de 2020

    Edital de Inovação para a Indústria: Missão Contra Covid-19

      O SENAI acaba de lançar uma nova categoria no Edital para Inovação da Indústria: a Missão Contra Covid-19, que apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela p