Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Vamos Recomeçar com Esperança

22 de março de 2019

Em artigo, o Reitor afirma que, com determinação, a Universidade precisa enfrentar desafios acadêmicos e econômicos, mas deve preservar o modelo institucional.

Depois desse período de férias, em que interrompemos a rotina criativa do meio acadêmico, chegou o momento de recomeçarmos nossas atividades docentes e discentes, imbuídos de esperança. Certamente, muitos fatos aconteceram no final do ano passado e nos primeiros meses de 2019, algumas já previstas e outras surpreendentes, deixando perplexidade e novos desafios. No entanto, o otimismo que move a nossa existência sempre é alimentado pela esperança de que algumas coisas permanecem, outras se transformam e, finalmente, outras terão que passar pelo transcurso da história para mais tarde serem avaliadas.

A Universidade, enquanto casa do saber, da pesquisa e da reflexão, permanece fiel à sua missão criativa, inovadora e detentora da sabedoria nos diferentes campos das ciências, com a consciência de seu papel fundamental na transformação da sociedade. Começamos o presente ano na PUC-Rio com a determinação que precisamos enfrentar desafios acadêmicos e econômicos, preservando o modelo institucional tão caro para todos nós. Para tanto, a Reitoria tem procurado discutir com os Vice-Reitores, Decanos e Diretores de Departamentos algumas medidas que possam equilibrar a sustentabilidade financeira e, ao mesmo tempo, o enfrentamento de algumas questões acadêmicas que visam planejar o futuro da instituição.

Dessa forma, cremos que as mudanças externas e internas devem ser administradas com prudência e sabedoria, sempre em clima de diálogo construtivo que colabore para preservar o nome da PUC-Rio e seu lugar especial no cenário brasileiro. Temos muito a contribuir com os emergentes desafios da sociedade. A autonomia, o respeito pelo pluralismo de ideias e a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar são valores fundamentais de nossa Universidade Católica.

Esperamos que nossos alunos, calouros e veteranos, que gozam do privilégio da inteligência e do espirito empreendedor e inovador, possam contribuir com a Universidade, dedicando-se sem reserva aos estudos acadêmicos e ajudando-nos a pensar a PUC-Rio para os anos vindouros. Temos certeza que também nossos docentes estão abertos para enfrentar os desafios futuros do Ensino Superior no Brasil com a consciência do pioneirismo que sempre a nossa Universidade teve em muitos momentos históricos do país.

Desejamos a todos um profícuo ano letivo de 2019, pedindo as bênçãos de Deus para todos os docentes, discentes e funcionários.

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio

Fonte: Jornal da PUC 12/03/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 8 de outubro de 2019

    Programação Centro Loyola de Fé e Cultura

    Escola de Espiritualidade: Meditação das duas bandeiras

    Data: 19 de outubro, das 9h às 18h. Taxa: R$ 100. Será emitido certificado com carga horária total de 8 horas/aula.

    Retiro Inaciano de Finados: a arte de viver, envelhecer e morrer

    Data: 2 (...) Leia mais

  • 8 de outubro de 2019

    Controle de Agrotóxicos

    O Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente (NIMA) organiza o Workshop e Seminário sobre Sustentabilidade e Celeridade no Controle de Agrotóxicos nos dias 14 e 15, das 9h às 18h. O diretor do NIMA, professor Tácio M.P. de Campos, e professor Tomaz Langenbach, ambos do Departamento de Engenharia Civil, coordenam as atividades. No pr (...) Leia mais

  • 7 de outubro de 2019

    Painel: "O Fator D: O que mata um projeto é o detalhe"

    Leia mais