Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Vivian Mendonça de Barros (Letras/2005) e Lucia Helena do Nascimento (Dir/88) recordam bons tempos na PUC

30 de junho de 2014

Vivian Mendonça de Barros (Letras/2005) BOLSISTA

Aos 22 anos de idade, lancei-me em minha primeira aventura internacional. O destino escolhido foi os Estados Unidos, ou melhor, a State University of New York ( SUNY) em New Paltz, no estado de Nova Iorque. Experiência enriquecedora e inesquecível desde as primeiras visitas à Coordenação Central de Cooperação Internacional da PUC-Rio ( CCCI), o intercâmbio lega ao aluno riquezas que vão além do conhecimento de uma nova cultura, de uma nova língua ou de um novo país. É oportunidade rara de descobrir -se pelo olhar do outro, de (re) negociar valores de sua cultura pátria, de reconhecer-se como cidadão do mundo.

Mas não foi fácil chegar a Nova Iorque! Após a criteriosa seleção realizada pela CCCI, as dificuldades foram muitas até ingressar em solo americano. Aluna com bolsa integral de estudos na PUC-Rio, minha primeira grande dificuldade foi apresentar ao Departamento de Imigração Americana carta de fiador ( exigência burocrática à época) que se responsabilizasse por eventuais despesas extra-acadêmicas durante minha estadia nos Estados Unidos. Nesse sentido, é infinda a minha gratidão e respeito à Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio. O gesto solidário e de apoio do Sr. Paulo Eugênio Niemeyer, Presidente da Associação, de providenciar-me a referida carta foi indispensável para que o sonho de uma moça de apenas 22 anos, oriunda da Baixa Fluminense, se tornasse real.

O semestre de estudos nos Estados Unidos exorbitou minhas expectativas. As amizades feitas, os laços estreitados tanto com a comunidade docente quanto local e a oportunidade de apresentar aos estrangeiros o meu País e sua cultura longe de estereótipos contribuíram para minha construção identitária – experiência imprescindível para a cidadã, profissional e indivíduo que sou hoje.

De SUNY para cá foram 17 viagens internacionais, 12 países visitados e uma certeza:  a experiência de intercâmbio representou para mim ponto de partida para uma trajetória de vida singular. Sem a qual jamais teria entendido que as barreiras só existem dentro de nós mesmos.

Vivian foi a primeira Aluna com Bolsa Ação Social selecionada para Programa de Intercâmbio da PUC-Rio.

Aluna honrada com inclusão na lista de excelente desempenho acadêmico (Dean´s List – Fall 2003- New Paltz).

Lucia Helena do Nascimento (Dir/88) – BOLSISTA

“Ser associado da AaA significa ter e-mail da PUC para sempre… isso significa vitalício e seguro.

O melhor e os primeiros computadores do Brasil começaram  no RDC. Eu estava lá e continuo porque sendo associada “dos antigos alunos” posso ter acesso, por exemplo, ao uso da biblioteca virtual. How cool is that?

Quando eu conheci  a Associação , era necessário fazer uma transformação real para ajudar os alunos bolsistas. Doze foram beneficiados. Pessoas escolhidas como missão. Alguns não foram porque simplesmente não acreditaram e ficaram assistindo os outros felizes… Os beneficiados provaram que bolsa de estudos não é aquela que paga a mensalidade,  mas também a que te alimenta e paga o transporte se você tiver disposição de ir e voltar, ou seja, perder umas 5 horas do seu precioso dia viajando ….

Tudo resolvido, todos  os alunos bolsistas têm direito a vale transporte e ticket bandejão. Que bom. Ninguém vai comer resto de comida dos outros… mas o feijão da tia era tão bom. Ela guardava pra mim. Muito ferro e energia porque foi o que comi por muito tempo. Moro na Inglaterra atualmente, mas nos tempos de PUC,  dava um pulo pra comer uma comida aqui e ali.

A nova geração tem até escolha. Fruto do nosso trabalho.

Resumindo, porque se contar toda a história não vai caber na seção…. A Associação de Antigos Alunos da PUC mudou a vida de muita gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please enable javascript to post a comment !

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas Notícias

  • 20 de agosto de 2019

    Programação CCE-PUC-Rio

    Chansons et Cinéma Français – Início: 29 de agosto. Aulas: terças-feiras, das 19h às 21h. Unidade: Gávea. Inscrições até 29 de agosto.

    Operador de Criptomoedas – Início: 27 de agosto. Aulas: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Unidade: Gávea. Inscrições até 20 de agosto.

    En F (...) Leia mais

  • 20 de agosto de 2019

    Religião e Ciência

    Os avanços da biologia molecular e bionanotecnologias em busca da compreensão da vida como fenômeno físico serão discutidos na conferência "O que é a vida?". O encontro é parte do Seminário Religião e Ciência, que ocorrerá na quarta-feira, 21, às 17h30, na sala 102-K. O professor Thiago Guerreiro, do Departamento de Física, participar (...) Leia mais
  • 20 de agosto de 2019

    Uma Carta aos Brasileiros

    O Solar Grandjean de Montigny - Museu Universitário da PUC-Rio e o Projeto Portinari promovem a exposição Uma Carta aos Brasileiros. A mostra é uma homenagem aos 40 anos do Projeto Portinari e vai ocorrer de quarta-feira, 21, a 19 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h (exceto feriados), no Solar. Leia mais