Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Seja um associado

Histórico

1940 - Nasce as Universidades Católicas +

Em 30 de outubro de 1940, o Presidente da República, Getúlio Vargas, assina o Decreto 6.409 autorizando a instalação da Faculdade de Direito. O Bacharelado em Filosofia também é criado. As Faculdades funcionariam nas instalações do colégio Santo Inácio. A administração começou a ser feita pela Companhia de Jesus, e caracterizava-se por ser de natureza comunitária e sem fins lucrativos. No dia primeiro de janeiro de 1940 um grupo formado pelo Pe. Leonel, S.J e Alceu Amoroso iniciam os trabalhos para instituir a sociedade civil mantenedora da Universidade.

1946 - Nasce a Universidade Católica do Rio de Janeiro +

A "Escola de Serviço Social", instituição católica que já existia, se integra às "Faculdades Católicas". Com três unidades, de acordo com a lei em vigor no Brasil, ela se transforma em Universidade: a Universidade Católica, a primeira do país. Ainda em 1946, com cursos de Direito e Serviço Social a universidade é reconhecida.

1951 - É criada a Assembléia da Associação dos Antigos Alunos +

No início da década de 50, a PUC adquire o seu atual terreno na Gávea. É lançada a pedra fundamental da construção do campus. Neste ano é também fundada a Associação dos Antigos Alunos da PUC. "Uma formação duradoura não termina na saída da Universidade. Um progresso requer ao menos um apoio eficaz, afim de que os que receberam sua influência decisiva, nos banco universitários, não esmoreçam , não recuem, nem se deixem arrastar pelas forças negativas do meio ambiente. É a Associação de Antigos Alunos que compete esse complemento indispensável."

  • Presidente - Jefferson Machado de Góes Soares ( DIR/45)
  • Vice-Presidente - Cyro Nunes Ferreira (FIL/44)
  • Secretário - Alvaro Americano de Odivveira e Souza ( HIS/45)
  • Tesoureiro - Romilda Tavares (HIS/47)
1955 - Inauguração do Novo Campus +

O dia 17 de julho de 1955, foi o da inauguração da nova sede da PUC com a presença e bênção do Cardeal Legado Papal, que aqui viera para o Congresso Eucarístico Internacional que então se realizava no Rio de Janeiro. O campus da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, dispunha então de uma área de cerca de 70mil m2.

1958 - Inauguração do IOPUC e do IAG +

Criação do Instituto de Odontologia da PUC-Rio e o Instituto de Administração e Gerência(IAG). O IAG oferece cursos de especialização e pós-graduação, tornando-se referência no Rio e no país desde sua fundação.

1965 - Biblioteca Central e Edifício da Amizade +

Inaugurada a Biblioteca Central Cardeal Frings, no Edifício da Amizade, construído em grande parte com recursos de doações alemãs.

1968 - Reforma Universitária +

Estimulado pelo Reitor, Pe.Laércio Dias de Moura, Heitor Moreira Herrea (ENG/59) enviou uma carta circular aos antigos alunos, objetivando interar os Antigos Alunos dos acontecimentos da PUC- Rio.

1972 - Fundação do RDC +

Faz-se uma Reforma Universitária, que acabou sendo referência para todo o país. Em termos de organograma, são criados os Departamentos, que passam a ser as Unidades Acadêmicas básicas. Eram na época 20 Departamentos divididos em 3 centros: CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas), CCS (Centro de Ciências Sociais), CTC (Centro Técnico Científico), além do CCBM (Centro de Ciências Biológicas e de Medicina).

1973 - Reconhecimento entre as melhores +

O Rio Datacentro, que na época centralizava todo o trabalho de computação da PUC, criado em 1970, recebe em 1972 sua sede atual em estilo elegante e moderno.

1980 - Solar, Centro Cultural da PUC +

Em 1980 é criado o Centro Cultural da PUC, cuja sede é o "Solar Grandjean de Montigny", uma casa no campus da PUC, construída pelo arquiteto francês na primeira metade do século XIX e que fora tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.

1990 - Nova visão +

A PUC-Rio passa por desafios para aprimorar e melhor desenvolver a instituição, a fim de favorecer a visão estratégica e o espírito empreendedor dos alunos. A avaliação realizada pela CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) do país indicou um ótimo desempenho da PUC-Rio, que ficou em segundo lugar entre todas as universidades brasileiras.

1993 - AaA vive grandes problemas +

Uma reforma estatutária foi feita com o objetivo de alcançar uma identidade para a Associação, e que proporcionasse condições de prática administrativa compatível com os recursos existentes. O processo de comunicação era difícil e o cadastro dos antigos alunos dispunha apenas de uns 400 antigos alunos com endereço correto. As contribuições eram esporádicas e não alcançavam o mínimo necessário para as despesas correntes.

1995 - Pe. Jesus Hortal Sanchez assume a reitoria +

O décimo Reitor, Pe. Jesus Hortal Sanchez, S.J., assume em março de 1995. Este é um ano que a PUC se ajusta do ponto de vista econômico-financeiro e progride ano a ano em praticamente todos os aspectos. Efetivamente, com o fim da inflação, o planejamento tem sido possível e os recursos a receber de projetos patrocinados têm sido pagos pontualmente.

1995 - 4 de abril - A Assembléia Geral da AaA elege seus novos representantes +

O décimo Reitor, Pe. Jesus Hortal Sanchez, S.J., assume em março de 1995. Este é um ano que a PUC se ajusta do ponto de vista econômico-financeiro e progride ano a ano em praticamente todos os aspectos. Efetivamente, com o fim da inflação, o planejamento tem sido possível e os recursos a receber de projetos patrocinados têm sido pagos pontualmente.
A Assembléia Geral da AAA elegeu para o biênio 95/97:

  • Presidente - Paulo Eugênio de Niemeyer (ENG/58)
  • Vice-Presidente - André Luiz Bekenn (ART/84)
  • Diretor - Maurício de Carvalho Moreira (ENG/58)
  • Diretora - Janette Franco da Silva Marques
1997 - Empreendedorismo +

Em parceria com o Instituto Gênesis da PUC, foi realizado o I Venture Forum que reuniu ex-alunos e empresários interessados em conhecer melhor o programa de formação de empreendedores da PUC-Rio, as empresas incubadas e ainda as formas de investir ou apoiar essas empresas.

2001 - I Venture Forum AaA-PUC-Rio +

Formada por um grupo organizado de 13 investidores denominados "Business Angels" com o propósito de unir esforços para ampliar a oferta de capital "anjo" para as empresas nascentes, com forte potencial de crescimento, em especial aquelas vinculadas à Incubadora Gênesis

2002 - Fundação da Associação GÁVEA ANGELS +

Em Assembléia Geral foi empossada a nova diretoria: Presidente – Thomás Tosta de Sá (Eng 62) – Vice-Presidente Ruy Flaks Schneider; Vice-Presidente – José Pio Borges de Castro Filho e a PUC-Rio comemora os 50 anos de seu campus, em confraternização com alunos, professores e ex-alunos participando de diversas atividades.

2005 - 1º de Agosto AGE da AaA elege a nova diretoria +

A Assembléia Geral da AaA elegeu para o o triênio 2009/2010/2011: Presidente- Danilo Marcondes de Souza Filho (Fil 75); Vice-Presidente – Andrea Cecília Ramal (Edu 2001); Vice- Presidente – Carlos Alberto de Almeida (Eng 72).

2006 - Inauguração do Núcleo AaA/SP +

Foi inaugurado o Núcleo AaA/SP com o objetivo de incentivar a participação dos antigos alunos da PUC/RJ residentes em São Paulo em programações diversificadas de alto nível e nas mais diversas áreas, incrementando a troca de conhecimentos entre eles e aqueles residentes em outros estados e países

2009 - Lançamento da Revista Pontes durante a XIII Mostra PUC-Rio +

A Revista 'PONTES" como o nome indica, é uma ponte de dialogo entre a PUC-Rio e os seus ex-alunos e um veículo através do qual os ex-alunos podem dialogar entre si e discutir problemas de comum interesse.

2010 - 16 de Agosto a Assembléia Geral da AaA elege seus representantes +

A Assembléia Geral que aprovou o novo Estatuto da AaA elege também seus novos representantes: Presidente - Andrea Cecília Ramal (Edu 2001), Vice Presidente e Diretor Tesoureiro - Ricardo Lagares (Eng 97) e Diretor de Relações Públicas - Luiz Augusto Candiota (Eco 90).

Últimas Notícias

  • 30 de março de 2020

    Programa de Bolsas da Fundação Estudar

    Quer apoio financeiro para fazer sua graduação, duplo diploma ou intercâmbio acadêmico no exterior? Quer entender melhor sobre o programa e como é fazer parte da maior comunidade de transformadores do Brasil?

    Conheça o Programa de Líderes, o programa de bolsas da Fundação Estudar.

    O programa (...) Leia mais

  • 23 de março de 2020

    Edital de Inovação para a Indústria: Missão Contra Covid-19

      O SENAI acaba de lançar uma nova categoria no Edital para Inovação da Indústria: a Missão Contra Covid-19, que apoia e financia projetos que desenvolvam soluções de impacto aos problemas gerados pela p